Otimização de imagens: como melhorar o posicionamento do seu conteúdo

Do formato ao título do arquivo, conheça as melhores práticas para otimizar suas imagens

Recursos Visuais: o que é a otimização de imagens?

As imagens são elementos visuais poderosos que podem ajudar o seu conteúdo a se tornar mais atraente, envolvente e acessível para os usuários. Elas também possuem um papel fundamental quando falamos de SEO, pois ajudam a complementar o conteúdo presente nas palavras.

Nesse contexto, otimização de imagens nada mais é do que usar técnicas para aprimorar a qualidade e o desempenho das imagens presentes no seu site, a fim de alcançar melhores resultados de pesquisa e aumentar a satisfação dos usuários. 

Hoje vamos explorar melhor a otimização de imagens como uma ferramenta em prol de aumentar o desempenho da sua página virtual!

O formato correto e ideal

A seleção do formato correto é essencial para transmitir exatamente o que você busca entregar. É importante redimensionar as imagens para o tamanho adequado para a web – verifique as guias para identificar os melhores tamanhos de imagem para as plataformas de mídia social.

Além disso, imagens com alta resolução e dimensões maiores podem prejudicar significativamente os tempos de carregamento da página. 

O tamanho da imagem e o tamanho do arquivo não são a mesma coisa. O tamanho da imagem se refere às dimensões da imagem (por exemplo, 1024 pixels por 680 pixels), enquanto o tamanho do arquivo se refere ao espaço de armazenamento (por exemplo, 350 kilobytes).

Imagens adaptáveis

Nesse sentido, é importante que as imagens também se adaptem aos aparelhos móveis! Isso quer dizer que elas precisam estar em um layout que seja responsivo ao dispositivo de visualização. 

Alguns modelos de site já redimensionam automaticamente as imagens, mas também é possível especificar o tamanho da imagem com base na largura do dispositivo – para fazer isso basta apenas adicionar um pouco de código CSS ao seu site. 

Imagem ilustrativa de um alvo e uma flecha, para ilustrar o artigo sobre otimização de imagens

Textos alternativos

Uma ótima estratégia para capturar a atenção do consumidor é adicionar textos alternativos (também conhecidos como “alt texts”) às imagens. Essa ação é capaz de melhorar a acessibilidade e contribuir para o SEO, permitindo que motores de busca entendam o conteúdo da imagem. Isso ajuda suas imagens a aparecerem em pesquisas de imagens, trazendo mais tráfego para o seu site.

Imagem e texto como conteúdos complementares

Ao escolher uma imagem, lembre que ela deve ser condizente com o conteúdo presente no texto, pois ambos são o complemento um do outro. O papel da imagem é atrair o público e o do texto é manter o interesse. 

Quando a imagem destoa do texto, o conteúdo se torna confuso e muitas vezes pode trazer um entendimento errôneo por parte do leitor. Evite usar imagens com muitas informações ou dados questionáveis e pouco confiáveis.

Título das imagens

O título é muito importante no que diz respeito à relevância da imagem. Por isso, você deve garantir  nomes de imagens descritivos e simples de serem encontrados.

Quando você exporta imagens de uma câmera ou smartphone elas recebem nomes genéricos de arquivo. Não envie uma imagem com o nome de arquivo padrão: em vez disso, crie um nome descritivo que ajude a contextualizar o que ela mostra e separe as palavras com traços (e não sublinhados). 

Por exemplo, usar “chapinha-de-cabelo-marca-cachos.jpg” é melhor do que “IMG00353.JPG”.

Torne essa tarefa parte da sua checklist de envio de imagens. Não demanda muito tempo, e vale a pena pois tem o poder de ajudar a sua imagem a chegar mais fácil como resultado de buscas dos usuários.

SEO e acessibilidade – tags de títulos

Quando falamos de acessibilidade, as tags de título também se mostram cruciais na busca por melhores resultados de SEO. Essas tags são a primeira coisa que um usuário de leitor de tela ouve quando uma página é carregada.

  • Os leitores de tela são uma tecnologia assistiva que permite que usuários cegos ou com deficiência visual leiam o texto exibido na tela do computador, como tags, links e títulos.

 

As tags de título nos dizem em que página estamos e quais páginas estão abertas. Também é útil quando as tags de título incluem palavras-chave relevantes que descrevem com precisão o assunto, isso facilita o entendimento e ajuda o usuário a se localizar conforme busca mais informações sobre determinado assunto.

Ficou mais claro como funciona a otimização de imagens e o papel dela com os mecanismos de busca? Esperamos que você tenha gostado e desejamos que continue nos acompanhando!

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