O conteúdo de humor pode ajudar a potencializar sua marca no marketing digital
Rir é o melhor remédio. Quando você está de bobeira, rolando o feed da sua rede social favorita, olha aquele meme ou vídeo engraçado, se diverte e não exita em enviar no direct dos seus amigos, né? E pensando assim, por que não utilizar o humor como uma ferramenta de marketing na sua empresa?
Nos últimos anos, o uso do humor no marketing de conteúdo tem sido cada vez mais frequente, pois muito mais que um simples meme, ele pode ser a peça fundamental nas estratégias de atenção e retenção do seu negócio.
Os efeitos do humor no cérebro
O humor é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para diversos fins, inclusive no marketing digital. Quando uma pessoa encontra algo que é engraçado e a envolve, automaticamente o cérebro libera a dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e recompensa, além de também estimular a endorfina, que ajuda na redução do estresse.
Com o humor como estratégia de conteúdo, você tem em suas mãos uma arma capaz de criar conexão emocional que atrai a atenção, cria identificação e pode aumentar as chances de lembrança de marca, compartilhamentos e conversões.
Como usar o humor no marketing de conteúdo?
Em um mercado cada vez mais saturado, repleto de anúncios, o tipo de conteúdo que as pessoas querem é algo que as divirta. A publicidade clássica de TV, rádio, outdoor, desde sempre já bebe desta fonte para chamar a atenção e criar conexão com o público, para vender mais. Ao visitar o passado fica fácil relembrar das campanhas engraçadas das Havainas, ou do garoto sempre bem humorado da Bombril, e até mesmo o “Poney maldito”. Conseguiu relembrar algumas aí?
Por mais que o humor seja eficaz para engajar, para que o seu conteúdo de marketing possa ter efetividade é importante entender e conhecer seu público, adaptando o humor para criar conteúdo relevante. Afinal, o que é engraçado para um, não é engraçado para outra pessoa. Ou seja, é preciso ter sensibilidade, evitando piadas que possam ser ofensivas para não criar uma experiência negativa.
Quanto mais autêntico e genuíno, mais o humor funcionará. Lembre-se de que você precisa incorporar em seu conteúdo sua voz e estilo de humor, reforçando a mensagem principal sem perder a essência e a identidade da sua marca.
Dicas essenciais para não “flopar”
A ironia, o sarcasmo, o exagero e os trocadilhos são algumas das diversas formas de garantir que o humor no marketing de conteúdo dê certo, para não “floplar”, como diz a geração Z. Use e abuse da criatividade, mas sempre em mente de que o seu conteúdo deve ser sensível às questões culturais.
Por isso, sempre evite repetir estereótipos, como por exemplo gênero e etnia. Piadas inapropriadas também não são bem vistas. Utilizar tragédias de notícias, doenças ou problemas sociais são uma estratégia negativa que irá afetar a reputação da sua empresa. Outra dica importante é evitar ao máximo o humor forçado que não tenha conexão com seu público, esse tipo de conteúdo não vai ajudar em nada na sua estratégia digital.
Algumas ferramentas que vão potencializar seu marketing de conteúdo
Você pode utilizar de memes, GIFS, vídeos engraçados como formato de conteúdo. São elementos que ajudam a despertar o humor de uma maneira mais fácil e descontraída, impulsionando a sua marca e chamando a atenção para o seu negócio. Como também aplicar a escrita divertida, com textos bem-humorados, deixando o conteúdo mais leve, sem tanta formalidade. Escreva sobre situações engraçadas para transmitir a sua mensagem. Isso ajuda a humanizar a sua marca.
No entanto, sempre tenha em mente qual é o perfil do seu público, seja autêntico, respeite as questões para que sua estratégia de marketing de conteúdo possa alcançar resultados surpreendentes, criando conexão entre sua audiência e sua marca.