Otimizar seus conteúdos para as redes sociais é essencial para qualquer empresa que deseje crescer e ter mais resultados no marketing digital
Seja qual for o seu nicho, é muito provável que parte do seu público esteja nas redes sociais. Assim, marcar presença nelas deve fazer parte do seu marketing. Mas, com tantos perfis disputando atenção, não basta simplesmente ir lá e postar: é preciso fazer isso com estratégia.
É aí que entra em cena o chamado SMO (Social Media Optimization, ou Otimização para Redes Sociais), “primo” do famoso SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Continue a leitura e fique por dentro dessa abordagem que vem chamando a atenção de cada vez mais empresas – e saiba como colocar a sua em destaque!
O que é Social Media Optimization? E por que é importante?
Em termos simples, SMO é um conjunto de práticas e estratégias para melhorar a visibilidade de uma marca nas redes sociais. Não se limita a simplesmente aumentar o número de seguidores ou a fazer com que as publicações tenham grande alcance: envolve, também, engajar o público e construir uma comunidade ativa em torno da marca.
Dito isso, podemos listar quatro grandes benefícios do SMO:
- Aumento da visibilidade: com o número crescente de usuários nas redes sociais, é fundamental que sua marca esteja presente e se destaque. O SMO ajuda a tornar seu conteúdo mais visível e compartilhável.
- Maior engajamento do público: uma boa otimização não se resume a números. O SMO foca em criar um relacionamento verdadeiro com os seguidores, incentivando comentários, compartilhamentos e interações.
- Melhoria na reputação da marca: um perfil ativo e bem gerenciado pode fortalecer a reputação da sua marca, já que as pessoas tendem a confiar mais em empresas que estão presentes e engajadas de forma positiva nas redes sociais.
- Aumento de tráfego: o SMO pode ajudar a direcionar tráfego qualificado para seu site ou outras plataformas, aumentando as chances de conversão.
E, direta ou indiretamente, esses benefícios podem levar a sua empresa a crescer no mercado e vender mais.
SMO na prática
Agora que você entendeu os benefícios do SMO, é hora de colocá-lo em prática! Dê uma olhada nas dicas que separamos e procure aplicá-las no seu dia a dia:
Crie conteúdo de alta qualidade: o primeiro passo para uma boa otimização é produzir conteúdo relevante e de qualidade. Isso significa que o conteúdo deve ser interessante, informativo e alinhado com os interesses do seu público.
À primeira vista, parece óbvio, mas você certamente já viu muitas empresas mais preocupadas com volume do que com relevância do conteúdo (por exemplo, fazendo post de data comemorativa que não tem nada a ver com seu público).
Por isso, não economize tempo e esforço para conhecer bem seu público e planejar publicações que tenham a ver com ele.
Escolha bem suas palavras-chave: assim como no SEO, o uso de palavras-chave é essencial no SMO. Identifique as palavras que seu público está buscando e use-as de maneira estratégica em suas postagens.
Extra: No caso do Pinterest e do Google Meu Negócio (que também possui espaço para publicações), inclua palavras-chave no nome dos arquivos antes de fazer o upload. Isso ajuda na indexação.
Use hashtags de forma estratégica: as hashtags são ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Use hashtags relevantes e populares para alcançar um público mais amplo e engajar os usuários interessados nesses tópicos.
Só tome cuidado para não exagerar na quantidade (considere usar até 5 por post, senão pode ficar com cara de spam); e evite hashtags que não tenham relação com o post – elas podem atrair um público que não tem a ver com o conteúdo.
Aproveite tags de localização: marcar a localização em suas postagens pode ajudar a atrair seguidores locais e aumentar a relevância do seu conteúdo para usuários na sua região.
Cuide da diagramação das descrições de post: inclua tópicos relevantes nas legendas das suas postagens. Se for pertinente, use emojis para aumentar o apelo. Isso não só ajuda na descoberta do conteúdo, mas também aumenta o engajamento, pois dá mais clareza ao conteúdo.
Use a descrição dos posts como campo semântico: aproveite a descrição do post para adicionar contexto e palavras-chave relevantes. Isso ajuda na indexação e na busca por conteúdo relacionado.
Inclua legendas em vídeos: muitos usuários assistem a vídeos sem som. Adicionar legendas garante que sua mensagem seja transmitida mesmo sem áudio, aumentando o engajamento e, também, a acessibilidade.
Inclua alt text na hora de postar: o texto alternativo (alt text) é usado para descrever imagens e gráficos, e as principais redes sociais permitem que ele seja inserido na hora da publicação. Incluir “alt text” melhora a acessibilidade para usuários com deficiências visuais e também ajuda os motores de busca a entenderem o conteúdo da imagem.
3 dicas: Inclua informações essenciais sobre a imagem; use palavras-chave; e pense em como descreveria a imagem para alguém que não pode vê-la.
Tenha consistência na postagem: manter uma frequência de postagens é fundamental para engajar seu público e ter sua relevância reconhecida pelos algoritmos. Por isso, crie um calendário de conteúdo e siga-o de maneira consistente!
Interaja com o público: esse é um dos pontos mais importantes do SMO.
Responder comentários, mensagens e interagir com os seguidores é essencial para construir relacionamentos, pois mostra que sua marca se importa e está atenta ao que o público diz. Procure fazer isso de maneira sempre respeitosa e condizente com o posicionamento da sua marca.
Analise continuamente os resultados: use ferramentas de análise para acompanhar o desempenho das suas postagens e entender o que funciona ou não. Os dados coletados podem mostrar a necessidade de ajustes na estratégia.
Faça integração com outras plataformas: é importante que sua presença nas redes sociais esteja alinhada com outras plataformas de marketing, como seu site e e-mail marketing. A integração ajuda a criar uma mensagem coesa, e também ajuda a aproveitar o fluxo de público.
Quais os melhores horários para postar?
Essa é uma questão mais complicada do que parece. Afinal, por mais que haja certas tendências nas redes sociais, o “horário ideal” pode variar conforme o público.
Use os horários a seguir como ponto de partida e faça testes, vendo quais são os melhores para os seus seguidores. As ferramentas das plataformas (como o Instagram Insights) vão te ajudar nisso.
– Melhores horários gerais: dias úteis entre 9h e 14h, com picos específicos às 10h e 14h nas terças-feiras.
– Dias de maior engajamento: terça e quarta-feira.
– Dias de menor engajamento: sexta-feira e fins de semana.
– Setores específicos: empresas de bens de consumo têm melhores resultados na quinta-feira às 14h, enquanto o setor de educação se destaca na terça-feira entre 11h e 16h.
– Melhores horários gerais: entre 9h e 12h, com outro pico entre 17h e 18h durante a semana.
– Dias de maior engajamento: segunda a sexta-feira.
– Dias de menor engajamento: domingo.
– Melhores horários gerais: terça e quarta-feira entre 10h e 12h.
– Dias de maior engajamento: terça e quarta-feira.
– Dias de menor engajamento: fins de semana.
X (antigo Twitter)
– Melhores horários gerais: entre 9h e 15h durante a semana.
– Dias de maior engajamento: segunda a sexta-feira.
– Dias de menor engajamento: fins de semana.
TikTok
– Melhores horários gerais: entre 14h e 18h durante a semana, com picos adicionais entre 9h e 11h nas quartas e quintas-feiras.
– Dias de maior engajamento: segunda a sexta-feira.
– Dias de menor engajamento: fins de semana.
– Melhores horários gerais: entre 14h e 16h aos sábados, e entre 20h e 23h nos dias úteis.
– Dias de maior engajamento: sexta e sábado.
– Dias de menor engajamento: segunda-feira e fim de semana.
YouTube
– Melhores horários gerais: entre 14h e 16h durante a semana, e entre 12h e 15h nas quintas e sextas-feiras.
– Dias de maior engajamento: dias úteis, especialmente quinta e sexta-feira.
– Dias de menor engajamento: fins de semana.
Ao colocar em prática as dicas e orientações que demos neste post, você vai estar no caminho certo para construir uma presença sólida nas redes sociais!
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